top of page
Foto do escritorDesconheço

Banco de Portugal destruiu o MBWAY | Tudo sobre o SPIN




O Banco De Portugal lançou uma nova funcionalidade grátis que vai destruir o MBWAY.

Esta funcionalidade chama-se SPIN, que significa Seguro, Prático e Inovador.


Neste post, entre muitas outras coisas, vamos ver o que é o SPIN, fazer uma comparação com o MBWAY, perceber porque é que o SPIN vai destruir o MBWay e como usar o SPIN.

Foram dedicadas muitas horas de pesquisa para este post para que não tenhas de gastar tu o tempo. Espero que te seja útil!


Para este artigo, vamos ver os seguintes pontos:


 

O que é o SPIN? O Fim do MBWAY

Imagina que precisas de transferir dinheiro para um amigo. Até agora, sempre tiveste de usar o longo e complicado IBAN, ou pelo MBWay. Mas com o SPIN, isso mudou!


O SPIN é uma funcionalidade que permite iniciar uma transferência de forma muito mais simples e conveniente. Em vez de usares o IBAN, só precisas do número de telemóvel do teu amigo! E se for uma empresa, basta usares o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC).


Esta funcionalidade foi desenvolvida para melhorar a tua experiência na realização de transferências a crédito e imediatas e torná-las mais seguras.


Com o SPIN, podes iniciar uma transferência com base em identificadores fáceis de memorizar, como o número de telemóvel ou o NIPC, em vez do IBAN.



Porque é que foi criado o SPIN

banco de portugal

De acordo com o Banco de Portugal, o número de fraudes nas transferências duplicou entre o primeiro semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2023, passando de 3 para 6 em cada um milhão de transferências feitas.


Embora estes números não sejam muito altos, há algo preocupante:


60% das fraudes aconteceram através de técnicas de manipulação psicológica. Isto inclui o envio de mensagens falsas ou links que parecem ser de páginas verdadeiras de homebanking, e também chamadas falsas onde as pessoas que telefonam fingem ser funcionários dos bancos.

O Banco de Portugal estima que as fraudes nas transferências causaram prejuízos de 1,8 milhões de euros apenas no primeiro semestre de 2023.


E mais de 83% desse valor não foi coberto pelos bancos, porque dizem que que as transferências foram validadas corretamente pelos utilizadores, com o uso das suas senhas e o compartilhamento de informações pessoais. Ou seja, foi prejuízo direto para o teu bolso.


Para combater burlas como as do “Olá Pai” ou “Olá Mãe”, que têm vindo a aumentar e podem piorar com as transferências imediatas, o Banco de Portugal lançou o SPIN, uma funcionalidade bastante mais segura para transferências bancárias.


Como funciona

Para fazeres uma transferência, não precisas de associar o teu número de telemóvel ou NIPC (número de identificação de pessoa coletiva). No entanto, se quiseres receber transferências, precisas de associar o teu número de telemóvel ou NIPC.


Se és um utilizador particular, o número de telemóvel que vais usar como identificador deve ser o mesmo que está registado e certificado junto do teu banco. Isto é importante para garantir a segurança do SPIN e evitar possíveis erros ou fraudes.


Portanto o SPIN basicamente funciona como o MBWay, tens uma lista de contactos na app SPIN ou no homebanking do teu banco que te diz que contactos usam a funcionalidade. Se o contacto que queres enviar dinheiro usar o SPIN basta clicares no contacto e enviar o dinheiro.

mulher com telemóvel

Algo bastante bom é que aparecem as informações sobre a pessoa, para confirmares que é mesmo para quem queres enviar. E o mais interessante é que podes fazer o mesmo para empresas.







Spin vs MBWay

Desde que surgiu o MBWay, já podes enviar ou receber dinheiro usando apenas o número de telemóvel de quem vai receber.


Mas o MBWay é um serviço da SIBS, feito pelos maiores bancos, e usa o cartão de pagamento MB.


O SPIN faz o mesmo, mas é mais completo. Em vez de usar o cartão, usa a conta bancária. E, se precisares de pagar a uma empresa, podes usar o NIPC em vez do IBAN.

Além disso, o SPIN é grátis e não tem limites de transferências.


O SPIN é parecido com o MBWay, mas é mais abrangente, porque as transferências são baseadas em contas bancárias e também funciona para empresas.


Com o MBWay, quem recebe o dinheiro não é identificado antes da transferência, o que pode ser arriscado. No SPIN, ao digitares o número de telemóvel, vês o nome da pessoa ou empresa antes de confirmar a transferência. Isso ajuda a evitar fraudes.


No MBWay, o dinheiro chega na hora e tem custos diferentes. Com o SPIN, usas o número de telemóvel para transferir, mas os prazos, custos e limites são os mesmos de uma transferência normal.


E o melhor, com o SPIN não há limite de transferências. Mas, para evitar abusos, o banco pode pôr algumas regras. É sempre bom perguntar ao teu banco se há alguma limitação.


Quando estará disponível

O SPIN está disponível a partir do dia 24 de junho de 2024 e terá de ser implementado pelos prestadores de serviços de pagamento, obrigatoriamente, até 16 de setembro de 2024.


A funcionalidade está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.


Quem pode usar o SPIN

O SPIN pode ser usado por qualquer pessoa ou empresa que tenha uma conta num banco em Portugal que participe nas transferências imediatas ou nas transferências SEPA.


Mas atenção, não podes usar o SPIN se o teu banco não estiver nesses sistemas, ou se a tua conta for de um estabelecimento comercial fora de Portugal, mesmo que participe no sistema SICOI.


Este serviço só está disponível para contas com IBAN começando por PT50, mas podes associar números de telemóvel estrangeiros. Se a transferência for para uma empresa, basta usar o NIPC (número de identificação fiscal da empresa).


Custos

custos de transações

Os prestadores de serviço de pagamento, ou seja, os bancos, não podem cobrar nenhuma comissão adicional aos utilizadores pelo uso do SPIN. Isto significa que uma transferência a crédito/imediata iniciada com o identificador SPIN (número de telemóvel ou NIPC) terá de custar exatamente o mesmo ao utilizador do que uma transferência a crédito/imediata iniciada com a digitação do IBAN.



Como Ativar

Para começares a usar o SPIN, precisas de associar o teu número de telemóvel (se fores uma pessoa) ou o NIPC (se fores uma empresa) à tua conta bancária (IBAN).

Para isso, vais ter que pedir essa associação no teu banco, seja através da app, do homebanking, ou mesmo ao balcão.


O número de telemóvel que vais usar tem que ser o mesmo que já está registado no banco para garantir mais segurança e evitar erros ou fraudes.


Como Usar

spin tutorial

Para fazeres uma transferência com o SPIN, primeiro, a pessoa para quem vais enviar o dinheiro tem de associar o seu número de telemóvel (ou NIPC, se for uma empresa) à conta bancária onde quer receber os fundos.


Depois disso, podes iniciar a transferência no teu banco, seja pelo homebanking ou pela app. Só precisas de inserir o número de telemóvel ou NIPC da pessoa para quem queres transferir o dinheiro. Podes inserir manualmente ou selecionar o contacto da tua lista telefónica, se o banco permitir.


Antes de confirmares a transferência, vais ver o nome do titular da conta para garantir que estás a enviar o dinheiro para a pessoa certa. Se tudo estiver correto, confirmas a operação e a transferência é feita com sucesso.


 

Outros Artigos

Vê outros artigos que temos:



Videos no Youtube






Vê o vídeo:

A Verdade Sobre a Revolut Em Portugal






Vê o vídeo:







Vê o vídeo:




 

E por último, para saberes imensas dicas práticas para poupares dinheiro, vê este artigo:



Esperamos ter ajudado 💪

Até à próxima!

Desconheço




576 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page